Logo TemEvento

Dia da Mulher e empreendedorismo feminino

Dia Internacional da Mulher celebrando o empreendedorismo feminino
Dia Internacional da Mulher: momento de celebrar e refletir

Em todo dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que, acima de tudo, celebra as conquistas femininas e destaca os desafios ainda existentes. Desde o direito ao voto até o acesso à educação, o último século foi um período de luta constante pelos direitos das mulheres. Neste artigo, abordaremos, em primeiro lugar, a importância do empreendedorismo feminino nessa luta pela independência, destacando os benefícios que traz para a sociedade e os desafios que as mulheres enfrentam ao abrir seu próprio negócio. Também forneceremos dicas para se tornar uma empreendedora e onde buscar apoio.

E é com muito orgulho que a TemEvento.com traz esse tema hoje para homenagear todas as mulheres empreendedoras.

 O empreendedorismo feminino no Brasil

As mulheres representam 51,7% da população brasileira em idade de trabalhar, de acordo com dados do IBGE. No entanto, apenas 43% estavam ocupadas. Essa desigualdade na oferta de emprego, juntamente com a diferença salarial média entre gêneros, tem incentivado o crescimento do empreendedorismo feminino.

Embora ter seu próprio negócio apresente seus desafios, o empreendedorismo permite que a mulher ganhe independência em relação a um mercado de trabalho que nem sempre reconhece seu valor. No Brasil, existem cerca de 10 milhões de mulheres donas do próprio negócio, e para 55% delas, empreender foi a saída encontrada para obter renda quando as portas se fecharam em outras atividades, especialmente durante a pandemia. Essa necessidade se reflete na abertura de empresas por mulheres. Elas, atualmente, representam 48% dos microempreendedores individuais do país, por exemplo.

Benefícios do incentivo ao empreendedorismo feminino

Incentivar o empreendedorismo feminino traz muitos benefícios indiretos para a sociedade, entre eles destacamos os seguintes:

  • Oportunidades: aumentar a quantidade de mulheres em posições de liderança ajuda a reduzir as desigualdades de oportunidade entre homens e mulheres na sociedade brasileira. Isso ocorre porque as mulheres contratam mais mulheres, alimentando um ciclo virtuoso e aumentando o impacto social de suas empresas;
  • Produtividade: empresas e setores que contam com diferentes pontos de vista, novas ideias e métodos ganham em produtividade. Desse modo, essas qualidades associadas às mulheres são cada vez mais reconhecidas como importantes no desenvolvimento de negócios;
  • Representatividade: como as mulheres são a maioria da população, ter mulheres em posições de liderança e proprietárias de empresas inspira as novas gerações. Ou seja, a representatividade importa e gera resultados;
  • Independência: ter seu próprio negócio permite que a mulher seja financeiramente independente, colocando-a em uma posição social mais igualitária e de maior liberdade para conduzir a própria vida;
  • Proteção: Como as mulheres utilizam mais as redes sociais e as ferramentas online para conduzirem seus negócios, além de conseguirem um maior alcance, elas também se beneficiam da proteção do ambiente virtual. Dessa forma, as mulheres evitam constrangimentos que, infelizmente, elas ainda passam em trabalhos presenciais.

Desafios para mulheres empreendedoras

Embora os benefícios sejam claros e o empreendedorismo feminino venha ganhando cada vez mais espaço, os desafios que uma mulher deve encarar, quando decide empreender, ainda são grandes.

  • Remuneração desigual: Empreendedoras mulheres ainda recebem 22% menos do que homens na mesma posição, mesmo tendo níveis de escolaridade 16% maiores;
  • Dificuldade de acesso ao crédito: Mulheres pagam juros mais caros e enfrentam mais dificuldades para obter empréstimos, apesar de serem menos inadimplentes;
  • Jornadas duplas e triplas: Quase metade das mulheres donas de negócio são também as principais responsáveis pela renda da casa e pelos serviços domésticos não remunerados, o que torna a jornada de trabalho ainda mais desafiadora. 53% dessas empreendedoras têm filhos. Com isso, a flexibilidade de horários é um fator atrativo para essas mulheres empreenderem;
  • Limitações sociais: Preconceitos de gênero limitam a variedade de negócios liderados por mulheres, o que faz com que 60% dos empreendimentos femininos se concentrem em apenas 6 atividades;
  • Pressão social: As mulheres empreendedoras ainda enfrentam desconfiança dos consumidores e dúvidas sobre seu próprio potencial devido à pressão social e aos estereótipos.
  • Desistência: A taxa de desistência nos primeiros 3,5 anos de negócio é maior para mulheres empreendedoras.
A jornada tripla da mãe empreendedora: um dos muitos desafios das mulheres para emrpreender
A jornada tripla da mãe empreendedora

Fique pronta para empreender: 5 Dicas

Apesar de todos esses desafios, uma mulher empreendendo também gera muitas vantagens para todos que estão ao seu redor. Se você deseja empreender, algumas dicas simples podem te ajudar a ficar mais preparada.

  • Planeje cuidadosamente sua empresa, definindo seus objetivos e estratégias de negócio;
  • Faça uma análise de mercado para entender quem são seus concorrentes e potenciais clientes;
  • Busque cursos gratuitos para assim aprimorar seus conhecimentos em áreas como marketing digital e finanças;
  • Procure por iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino para auxiliá-la na sua jornada;
  • Considere o registro como Microempreendedor Individual (MEI) para manter sua empresa regularizada e simplificar a gestão financeira. Baixe nosso ebook gratuitamente com o passo a passo de como abrir seu MEI.

Iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino

Brasil para Elas, uma iniciativa do Governo Federal em apoio ao empreendedorismo feminino
O Governo Federal apoiando o empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino tem crescido significativamente nos últimos anos, e isso tem sido possível graças ao apoio de diversos projetos e instituições que oferecem suporte às mulheres que desejam empreender. Por isso, se você está buscando ajuda para adquirir conhecimento, abrir seu negócio ou expandir sua empresa, confira a lista de iniciativas que separamos para você:

  • Sebrae Delas: é um programa do SEBRAE para apoiar e incentivar a cultura empreendedora nas mulheres, através da capacitação. Além disso, o SEBRAE também possui uma infinidade de cursos gratuitos online que podem ajudar no seu crescimento.
  • Brasil para Elas: política do Governo Federal para fortalecer o empreendedorismo feminino como agente do desenvolvimento social do país;
  • Rede Mulher Empreendedora: Além de ser um espaço para estimular a presença feminina no empreendedorismo, com uma série de eventos educativos, a iniciativa oferece muitos cursos gratuitos para apoiar o empreendedorismo feminino;
  • Projeto Qualifica Mulher: é um programa do Governo Federal com parcerias com objetivo de qualificar mulheres para empreender. Desse modo, são oferecidos diversos cursos gratuitos online.
  • Instituto Dona de Si: criado pela atriz Suzana Pires, é um acelerador e fomentador de talentos femininos da economia criativa. O objetivo é aumentar o número de mulheres lideres, em todos os setores da economia brasileira; partindo das micro empreendedoras individuais até altos cargos de liderança corporativa.

Pesquise cada uma dessas iniciativas e escolha a que melhor se encaixa em suas necessidades e objetivos. Com o apoio certo, você pode conquistar seu espaço no mundo dos negócios e se tornar uma empreendedora de sucesso.

Conclusão

Em suma, neste post em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, discutimos a importância do empreendedorismo feminino e seus benefícios para a sociedade. Assim como os desafios persistentes que ainda precisam ser enfrentados. Além disso, compartilhamos dicas para mulheres que desejam abrir seu próprio negócio e divulgamos projetos aliados às mulheres na busca por mais equidade. Para quem procura apoio nessa jornada empreendedora, essas iniciativas podem ser de grande ajuda. Afinal, incentivar o empreendedorismo feminino é fundamental para promover a igualdade de gênero e impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

Por fim, assine também nossa Newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *